• Rua mario Filho, 603
  • Vila Ermelinda, Belo Horizonte

Texto apenas informativo. Não trabalhamos com isso.

Cuidados no carro para evitar a propagação do coronavírus

Texto apenas informativo. Não trabalhamos com isso.

Precisa comprar bateria automotiva? Entre em contato conosco, entregamos em Belo Horizonte e região metropolitana.

(31) 98716-7777 | (31) 98716-7777

Cuidados no carro para evitar a propagação do coronavírus

Este artigo foi escrito em parceria com Corretores de Seguros. Acesse caso precise localizar um corretor de seguros.

Uma preocupação que muitos motoristas têm atualmente é a de como evitar a propagação do coronavírus no carro. Afinal, a pandemia segue fazendo vítimas no Brasil e no mundo.

Essa preocupação é especialmente sensível para motoristas de aplicativos. Além de saberem escolher o modelo certo de carro para Uber, eles ainda precisam entender como higienizar o automóvel para evitar a propagação do vírus.

Quer aprender quais cuidados tomar para evitar se contaminar ou contaminar alguém com o vírus? Então siga a leitura abaixo!

Como evitar a propagação do coronavírus no carro

O modo como se prolifera e como acontece a contaminação pelo novo coronavírus ainda é um mistério. De um lado, sabemos que o impacto dele é gigantesco: até o fechamento desta pauta, o Brasil tinha mais de 2,4 milhões de infectados e 87 mil mortos por causa da Covid-19.

Por outro lado, estamos recebendo novas informações diárias sobre o comportamento do vírus. Ainda não se sabe ao certo quanto tempo ele dura em certas superfícies e qual é o risco dele se proliferar pelo ar em espaços como o de um carro.

Por isso, é importante entender como limpar o seu carro para evitar que ele se transforme em um ponto de contaminação do vírus. Confira abaixo algumas dicas que vão ajudar nessa tarefa.

1. Controle as pessoas que entram no carro

O segredo de como evitar a propagação do coronavírus no carro, assim como diminuir a contaminação do vírus em qualquer lugar, é controlar o acesso das pessoas. Basta ver todos os países que conseguiram se livrar do vírus até o momento e entender que isso foi alcançado com a restrição de movimentação das pessoas.

Por isso, o primeiro passo é controlar quem vai entrar no seu carro e como essa pessoa entrará. É claro que, se você for um motorista de aplicativos, terá mais dificuldades nisso. No entanto, algumas dicas simples podem ajudar.

A primeira é exigir o uso da máscara para todas as pessoas que entrarão no carro. Além disso, tenha álcool em gel 70% disponível para os passageiros. Se você for um motorista de aplicativos, vale a pena criar uma barreira física entre você e o passageiro (como uma cortina de plástico) para reduzir ao máximo a contaminação. Para o pagamento, só aceite quem for pagar via cartão de crédito pelo próprio app.

Além disso, busque conscientizar as pessoas sobre os perigos relacionados a pandemia, a fim de evitar a disseminação do vírus. Tenha sempre em mente os protocolos de segurança e certifique-se de que todos que circulam no seu carro realmente estão seguindos as recomendações. Isso vale, inclusive, para qualquer atividade, como a limpeza de spda para raio.

2. Tenha uma rotina diária de limpeza

A limpeza do carro é essencial para impedir a propagação do novo coronavírus. Basicamente, é importante tornar o veículo um lugar seguro antes das pessoas entrarem nele e depois de saírem também. Por isso, o ideal é evitar usar o carro para outras finalidades. Se não for possível, você pode preparar o automóvel da seguinte forma:

  • limpe o volante, a alavanca do câmbio e o painel do carro todos os dias com um pouco de álcool em gel 70%. Essa limpeza deve ser feita usando máscara e com uma luva descartável antes de entrar no automóvel para garantir que aqueles espaços estejam seguros;
  • use um aspirador de pó portátil no banco do motorista, do passageiro e traseiro, além de passar também no teto do automóvel, já que o coronavírus pode estar em micropartículas nesses ambientes;
  • use um spray com alvejante e água para espirrar nos carpetes e bancos do carro para poder mantê-los limpos;
  • se for o caso, use apenas água e detergente neutro para limpar banco de couro. Isso porque esse material não pode receber outros produtos que não esses.

Verifique se os acessórios e itens do carro também estão em boas condições de funcionamento e limpeza, como o filtro de ar. Isso é importante para que as gotículas do vírus não fiquem armazenadas em locais que, muitas das vezes, não atribuímos a devida importância.

3. Tenha cuidado com o ar-condicionado

O ar-condicionado e o aquecedor de um carro são lugares muito férteis para a propagação de vírus e bactérias. Não é à toa, por exemplo, que muitas pessoas ficam doentes assim que o inverno chega, pois ligam o aquecedor pela primeira vez depois de anos e começam a receber uma rajada de vento quente com bactérias que se proliferaram no sistema durante um ano.

No caso da pandemia do novo coronavírus, o ideal é não usar o ar-condicionado e nem o aquecedor. Na verdade, é recomendado dirigir de janelas abertas para criar um fluxo de ar que remova do carro todas as partículas e gotículas que fiquem acumuladas no ar. Assim, você cria uma camada extra de segurança.

Sendo assim, o ideal é realizar a higienização do ar-condicionado, bem como dos itens que podem armazenar gotículas. Isso vale não só para os automóveis, como também para ímã de neodímio, eletrodomésticos… Enfim, são inúmeros os objetos que podem reunir ameaças. Por isso, tenha cuidado e avalie tudo com muita atenção.

Caso realmente precise usar um dos sistemas, limpe-o em uma oficina mecânica especializada antes.

4. Tenha cuidado com os produtos e técnicas do mercado

Como a pandemia do novo coronavírus é a preocupação número 1 de todas as pessoas no Brasil, é normal que todas as empresas tentem se posicionar de forma publicitária usando o vírus como base.

Por isso, você verá muitas empresas anunciando serviços de limpeza de carros que prometem “acabar com o coronavírus”. No entanto, tenha em mente que não há eficácia comprovada desses métodos.

Isso não significa que eles não funcionam, claro, apenas não se sabe se eles são eficazes ou não. Por isso, não dá para colocar a vida em risco por causa disso.

As técnicas citadas neste artigo são aquelas recomendadas pela OMS para quem deseja saber como evitar a propagação do coronavírus no carro. E aí, gostou do conteúdo? Então deixe um comentário abaixo!

Entrega de baterias automotivas em BH e região metropolitana

Confira nossos modelos de baterias automotivas: bateria acdelco, bateria baterax, bateria bosch, bateria cral, bateria fire, bateria freedom, bateria getpower, bateria heliar, bateria jupiter, bateria kondor, bateria magneti marelli, bateria max free, bateria maxfor, bateria maxion, bateria moura, bateria omega, bateria para carro, bateria route, bateria tudor, bateria ultralife, bateria unipower, bateria varta, bateria velox, bateria vulcania, bateria yuasa, bateria zetta, baterias estacionárias.