• Rua mario Filho, 603
  • Vila Ermelinda, Belo Horizonte

Texto apenas informativo. Não trabalhamos com isso.

Defeitos comuns do alternador: Como identificar

Texto apenas informativo. Não trabalhamos com isso.

Precisa comprar bateria automotiva? Entre em contato conosco, entregamos em Belo Horizonte e região metropolitana.

(31) 98716-7777 | (31) 98716-7777

Defeitos comuns do alternador: Como identificar

Os defeitos comuns do alternador precisam ser sempre checados para que algum tipo de problema seja evitado, sendo assim, você precisa conhecer esses danos. Quer saber mais sobre esse assunto?

Os problemas em um alternador acabam sendo bem comuns e é provável que em certa situação da sua vida você acaba tendo esse problema em seu automóvel.

A parte do sistema de carga em seu veículo irá desempenhar um papel fundamental em tudo o que é relacionado a parte elétrica.

Sendo assim, se esse sistema de carga se encontra com defeitos e não está em perfeito funcionamento, ele poderá causar problemas grandes na parte elétrica.

Portando, você precisa conhecer melhor sobre ele.

Afinal, o que é o alternador do veículo?

Essa parte do carro é uma máquina que irá transformar a energia mecânica em energia elétrica.

É esse alternador que irá carregar a bateria e vai alimentar todo o uso de seus componentes que consomem energia.

Com a produção da corrente, o alternador envia energia aos componentes quando o carro está em funcionamento, dessa forma, gerenciará a tensão que foi produzida de forma elétrica ao mesmo tempo em que retifica a corrente.

Os defeitos comuns do alternador: entenda!

Pode ser que qualquer problema que aconteça no alternador você acabe confundido com bateria fraca e grande parte desses problemas são sempre os mesmos.

Os defeitos comuns do alternador são:

  • O carro não liga;
  • Chiado intenso na correia da serpentina;
  • Bateria descarregada;
  • Luz da bateria ligada.

Há também o comum defeito que acontece no regulador.

Como um multímetro e com o motor ligado, irá se medir a carga do alternador na bateria e se a medida chegar a 15 Volts ou até mais do que isso, será provável que ele fique com algum defeito.

Apenas no cenário onde a bateria se encontra muito ruim que essa medida será altamente enganosa.

Os principais problemas causados em alternador são:

  • Correia desgastada;
  • Excesso de eletrônicos;
  • Problemas com componentes internos.

Desta forma, se atente nesses detalhes para evitar qualquer tipo de problema sério.

Você sabe quais são os sintomas principais que sugerem o problema no alternador? Conheça-os no tópico a seguir.

Sintomas principais de problema no alternador

Como já mencionado, você poderá confundir bateria fraca com problemas no alternador, já que grande parte dos sintomas são similares, são eles:

  • Quando a luz da bateria no painel estiver ligada além de estar indicando algo em relação a bateria também é um alerta para algum problema relacionado ao alternador;
  • A dificuldade em conseguir dar partida no motor pode ser um sintoma provocado pelo problema no alternador, que sem a voltagem correta, o motor de arranque não será acionado, portando, ficará mais complicado ligar o carro;
  • A bateria fraca do seu carro, se for novo ou teve a troca de bateria em pouco tempo, não é normal se encontrar fraca, sendo assim, certamente se trata de um problema com o alternador;
  • Os outros sinais são mais específicos para que seja possível indicar defeitos com essa peça: barulho alto de arranho na correia, luz da bateria que irá acender e se apagar sozinha no painel, oscilações na intensidade do farol e luzes internas quando o som está ligado.

Desta maneira, em qualquer uma das possibilidades citadas acima, irá valer uma boa avaliação com um profissional adequado e específica nesse alternador.

Caso necessário, a substituição dessa peça é a mais indicada.

Agora que você já entende um pouco sobre os defeitos comuns do alternador poderá identificar quando ocorrer algum problema.

Loja de baterias automotivas

Trabalhamos com diversas marcas de baterias automotivas e baterias estacionárias, dentre elas temos: bateria heliar, bateria moura, bateria tudor, bateria bosch, bateria freedom e bateria yuasa.

Entrega de baterias automotivas em BH e região metropolitana

Confira nossos modelos de baterias automotivas: bateria acdelco, bateria baterax, bateria bosch, bateria cral, bateria fire, bateria freedom, bateria getpower, bateria heliar, bateria jupiter, bateria kondor, bateria magneti marelli, bateria max free, bateria maxfor, bateria maxion, bateria moura, bateria omega, bateria para carro, bateria route, bateria tudor, bateria ultralife, bateria unipower, bateria varta, bateria velox, bateria vulcania, bateria yuasa, bateria zetta, baterias estacionárias.